O QuArK oferece um menu
inédito entre editores (me corrijam se eu estiver errado). Saber
usar ele acelera em muito a compilação de mapas e o teste deles.
Como padrão o menu de
compilação (é assim que vou chamar este menu, mas fique atento que
o nome dele varia com o jogo para o qual você está fazendo o mapa)
vem com algumas opções. Mas todas elas são alteráveis, com exceção
da última: "Compile full map w/disabled groups".
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- Prepare textures
used in map: Cria um arquivo WAD com todas as texturas que
seu mapa utiliza. Esse é um processo necessário sempre que você
inclui uma nova textura no mapa. A partir do momento que você
só faz pequenas correções no mapa ou para de incluir novas texturas,
você pode deixar de usá-la.
- Run Quake:
Se você me perguntar para que serve esta aqui, te dou um tiro!
;-)
- Play on selection
only: Sempre que você manda compilar o mapa seja qual for
a opção, o QuArK cria um arquivo .map. Quando esta opção estiver
ativa, ele criará o arquivo .map somente com a parte selecionada
do mapa. Isso é essencialmente útil em mapas grandes, onde é normal
existirem pedaços já prontos e pedaços por fazer. Desde modo você
poderá compilar somente a parte por fazer, acelerando a compilação.
- QBSP: O QBSP
é o compilador de mapas para Quake. Não significa que porquê a
opção se chama QBSP que seu compilador tem de ter o mesmo nome.
Só significa que o aquivo BSP será gerado.
- VIS: O Quake
desenha o mapa inteiro enquanto você joga. Quer dizer, desenharia.
Se ele assim fizesse o jogo ficaria extremamente lento, mesmo
em mapas pequenos. É aqui que entra o VIS. Ele compacta as informações
de visibilidade do seu mapa, fazendo com que o Quake só desenhe
aquilo que você possa ver. Fast, Normal e Best
indicam a profundidade da análise e compactação que o VIS deve
usar.
- LIGHT: Executa
o LIGHT, o programa responsável pela iluminação do seu mapa. Não
sei a função da opção Extra, mas aparentemente ela faz
com que o LIGHT crie a iluminação de uma forma mais "macia",
evitando mudanças bruscas.
- Pause before coming
back to QuArK: O QuArK cria um novo arquivo de lote para cada
vez que você compila um mapa. Uma vez ativada esta opção, ele
incluirá um comando para dar uma "parada" na execução
do lote de comandos. Você precisará pressionar alguma tecla antes
de voltar para o QuArK ou de executar o Quake.
Criar atalhos de compilação
úteis para você é essencial. Eu pessoalmente crio um para rodar
só o QBSP, outra para o QBSP e o LIGHT e uma última, especialmente
útil, chamada "Atualiza Luzes". Esta última atualiza as
entidades do meu mapa e refaz o LIGHT. A utilidade? Quando eu chego
na etapa de iluminar o mapa não preciso mais recompilar o mapa com
o QBSP cada vez que eu altero uma luz. Atualizando as entidades
atualizo todas as lâmpadas e recompilando o LIGHT eu atualizo a
iluminação do meu mapa. Notou como um pouco de esperteza pode ajudar
bastante?
Eu também nunca faço
um atalho executar o Quake. Eu sempre deixo o Quake executando enquanto
edito meus mapas. Quer dizer, se o mapa não for MUITO grande. Senão
o sistema ficaria sem memória alguma. Editar o mapa com o Quake
rodando em segundo plano tem suas vantagens. Toda vez que eu recompilar
o mapa só precisarei ir no Quake e dar um "restart" no
console e, voilá, tenho meu mapa atualizado rodando no Quake.
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