Que o QuArK é bom
todos sabem. Foi por causa dele que pelo menos eu, Shad, percebi
a delícia que é criar mapas para Quake ou para qualquer outro jogo.
Seguindo pedidos de algumas pessoas fiz este tutorial avançado.
Acho que a palavra avançado não tem muito peso no nosso caso. Editar
mapas é relativamente fácil e os recursos "avançados"
vêm com a prática. Por isso me centrei no uso racional do QuArK.
Este tutorial ficará sempre em construção, pois assim como quem
está o lendo está aprendendo, eu também estou em constante aprendizado.
Bem, vamos ao que interessa.
A interface do Quark
é diferente dos outros editores de mapas. Isso se deve a sua capacidade
de integração. Ele pode editar e integrar vários tipos de arquivos
em um só arquivo-projeto. Assim você pode criar um episódio com
novas texturas, mods e QuakeC sem ter muito trabalho pois vai estar
tudo ao seu fácil alcance.
A
imagem ao lado mostra bem um exemplo de integração. No caso, a imagem
mostra o arquivo do mapa Sewage, que eu criei para o patch
Earthquake. Você
pode perceber que em um único arquivo qme eu tenho três mapas,
um conjunto de texturas e observações. Saber usar a integração do
QuArK é um recurso muito interessante. Você pode até colocar todos
os seus mapas somente em um arquivo de projeto. Não que isso seja
recomendado, pois você pode criar mapas para Arena, TeamFortress,
etc e ficaria uma bagunça todos eles misturados.
Um ótimo uso, e que pode
ser percebido na imagem, é a criação de cópias de segurança dentro
do próprio arquivo-projeto. Quando você está editando seu mapa na
paz de Deus, surpresas são extremamente indesejáveis. Por isso,
copiar seu mapa antes de fazer grandes alterações é mais do que
prudente, é uma prova de inteligência. Assim você pode ter diferentes
versões de seu mapa e caso ocorra algum imprevisto, lá estará seu
mapa base.
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