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Tutoriais : Quake / Quake 2 : QuArK avançado

  Índice

feito por Shad
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1 - Uso da integração
2 - Poliedros complexos
2.1 - Recortando vértices
2.2 - Recortando faces
3 - Iluminação
4 - Compilação com o QuArK
5 - Repetindo poliedros

 


3 - Iluminação
            . . .

Iluminação é um fator determinante para um bom mapa. De nada adianta um mapa super bem feito estruturalmente, mas com uma péssima iluminação. Pense também que a iluminação deve combinar com o ambiente de seu mapa. Se você faz um mapa sombrio, com texturas de pedras e madeiras, uma iluminação interna muito clara estragaria irremediavelmente o mapa. E é justamente por isso que eu recomendo (assim como pratico) que se termine o mapa antes de começar a iluminação. Ou que pelo menos termine as áreas antes de iluminá-las. Motivo? Vamos supor que você criou um mapa com uma grande sala. E colocou uma luz só, bem forte. Ficou legal. Aí, em uma alteração você coloca uma barra no mapa, bem do lado da lâmpada. Pronto, estrago feito. Com uma lâmpada só, em uma sala grande, basta um pequeno obstáculo para obstruir a iluminação de uma boa área. A não ser que este efeito seja desejado, você terá que repensar a iluminação.

 

Exemplo de IluminaçãoNote que neste mapa só existe uma luz, e está exatamente no centro das colunas. Como você pode ver, a área que ficou escura é bem extensa, sempre nas quinas do mapa. Este mapa é um ambiente visivelmente sombrio, bom para brigas(hehe). Agora, para tornar o ambiente mais sombrio ainda, seria bom como experimentação alterar o tipo desta luz. De zero para onze. A luz variaria do máximo ao mínimo, fazendo o mapa passar de sombrio para tenebroso. Imagina o suspense?
Exemplo de IluminaçãoAgora, pus quatro luzes, uma em cada quina do mapa. Você pode perceber que a iluminação tornou este ambiente mais "leve" em comparação com o da foto àcima. Aqui também é válido mudar o tipo das luzes para onze. Colocar um item importante exatamente no meio das colunas, na parte mais escura também seria legal. As possibilidades são inúmeras!
Exemplo de IluminaçãoComo você pode ver, vários efeitos podem ser obtidos com uma colocação inteligente das luzes. Veja esta escada, na figura ao lado. Eu usei uma única fonte de luz. Com mais umas poucas luzes fracas eu teria conseguido corrigir aquele erro horrível nas quinas, principalmente do teto, onde a luz não chegou.
Área de iluminaçãoPara lhe ajudar a colocar as luzes, o QuArK dispõe de um recursos singular. Toda vez que você seleciona uma luz ele mostra, através de um círculo, a área de iluminação. A imagem ao lado é do exemplo de iluminação anterior, da escada. A forma de interpretar a área que o QuArK lhe dá você aprende melhor com o tempo.

[ a seguir: Compilação com o QuArK >> ]

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