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Tutoriais : Quake : Edição de mdl

  Índice

feito por Punisher
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1 Nomes
2 Modos de câmera
3 Objetos pré-montados
4 A "grade"
5 Ângulos
6 Modificando os objetos
7 Movimentando objetos
8 Animando

 


Edição de mdl
            . . .

Com este tutotial você já pode iniciar a edição de suas próprias mdl's. Aprendendo a mexer com as mdl's você já estará apto a editar md2 também , porque é quase a M-E-S-M-A coisa.

Antes de tudo abra seu qME e vá em: View -> Frame Editor depois View -> Toolbox.


1 - Nomes

frames: o frame e o modelo 3d, sem movimento.Vários frames formam um modelo animado.

vértices: são as arestas do cubo, é claro mexendo-os você modifica o cubo.

triângulos: são formados, é claro, por três vértices ,com 12 vc faz um quadrado (2 em cada lado) não existe limite de quantos triângulos sua md2 pode ter,mas é importante lembrar que a quantidade de triângulos pode afetar a velocidade da animação ,com 3 mil triangulos já e notável a perda de velocidade (p/ saber a quantidade de triangulos da sua md2 vá em : View -> Model properties... -> Contents).

objetos: cubos, triângulos, cones, cilindros, anéis, bolas, etc, etc..., ainda bem que o qME tem tudo isso pronto. Ufa!


2 - Modos de câmera

O qME oferece várias maneiras de se visualizar a md2: de frente, trás, esquerda, direita, cima, baixo, etc (são os pequenos quadrados na parte superior da tela de edição de frames, a parte azul do quadrado e a que será exibida). Você pode mover a md2 com o botão direito do mouse, para qualquer direção. A tela de edição de frames pode ser ainda, subdividida em várias outras clicando no ícone que parece uma tela dividida em 3.


3 - Objetos pré-montados

Como eu já citei, o qME oferece vários prismas já feitos. Para ver a lista deles vá em: View -> Prefab library -> Objects -> Geometry. Clicando duas vezes no prisma de sua escolha ele aparecerá no editor de frames.


4 - A "grade"

A grade serve para você ter uma sensação da distância relativa entre os objetos (lembrando: objeto = prisma) e também para você ver como a md2 ficara no jogo (EX: a arma um pouco abaixo da grade fica bem)


5 - Ângulos

Como se os modelos estivessem num plano cartesiano:

Ângulo Z: modificando-o você altera a altura,do objeto ou do vértice escolhido, em relação a origem.

Ângulo Y: modificando-o você aumenta a distância horizontal do vértice ou objeto escolhido, também em relação a origem.

Ângulo X: idem ao y, só que é concorrente a ele.

Ex.: Coloque um quadrado e o selecione, na janela Tool properties selecione Object tool -> Move. mude o n de Z por outro qualquer negativo, positivo ou fracionário. Se positivo o objeto irá para cima, se negativo, para baixo).


6 - Modificando os objetos

Os objetos pré-fabricados do qME podem ser modificados, bastando para isso modificar os ângulos x, y ou z, na janela Tool properties em Object tool -> Scale, e modificando os números, ou clicando em Vertex tool também em Tool properties, você modifica cada aresta do prisma usando o mesmo esquema dos ângulos x, y e z .Você ainda pode modificá-los manualmente escolhendo uma opção. Vá em: Tool properties -> Object tool -> Scale object, vá no prisma e comece a modificá-lo (segue o mesmo esquema dos angulos x, y e z)


7 - Movimentando objetos

Como já citado para mover um objeto basta modificar seus ângulos x,y ou z ,ou você pode fazê-lo manualmente indo em: Tool properties -> Object tool -> Move object (botão)


8 - Animando

Escolha o frame da sua lista, por exemplo: "base1" clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha duplicate ,segue então uma lista de quantas vezes você pode duplicá-lo.Duplique-o 2 vezes , sua mdl tem agora 2 frames. Agora vá, por exemplo, no segundo frame e mova esse objeto deste segundo frame para algum ângulo x, y ou z aperte play (aquela setinha ">") o objeto vai ficar se movendo até você apertar stop (aquele quadrado "[]").

Conselho: Se você usa o QuakeMe para fazer mdl's não instale o patch de atualização que a 3dmatrix oferece (www.3dmatrix.com) para atualizar o qME3.0 para3.1.Esse patch 3.1 tira sua opção de duplicar as mdl's simplesmente clicando com o botao direito do mouse sobre o frame. A duplicação de frames teria que ser feita do jeito das md2 (como explica o tutorial das mesmas).

 

[]'s
Punisher

 

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