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Tutoriais : Quake 2 : Edição de md2

  Índice

feito por Punisher
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1 Nomes
2 Modos de câmera
3 Objetos pré-montados
4 A "grade"
5 Ângulos
6 Modificando os objetos
7 Movimentando objetos
8 Animando
9 Observação

 


Edição de md2
            . . .

Com este tutorial pretendo ensinar a você, iniciante, a dar seus primeiros passos em edição de md2 (usando o qME v3.1). Ah! Esse tutorial é o básico do básico para se fazer uma md2.

Antes de tudo abra seu qME e vá em: View -> Frame Editor depois View -> Toolbox.


1 - Nomes

frames: o frame e o modelo 3d, sem movimento.Vários frames formam um modelo animado.

vértices: são as arestas do cubo, é claro mexendo-os você modifica o cubo.

triângulos: são formados, é claro, por três vértices ,com 12 vc faz um quadrado (2 em cada lado) não existe limite de quantos triângulos sua md2 pode ter,mas é importante lembrar que a quantidade de triângulos pode afetar a velocidade da animação ,com 3 mil triangulos já e notável a perda de velocidade (p/ saber a quantidade de triangulos da sua md2 vá em : View -> Model properties... -> Contents).

objetos: cubos, triângulos, cones, cilindros, anéis, bolas, etc, etc..., ainda bem que o qME tem tudo isso pronto. Ufa!


2 - Modos de câmera

O qME oferece várias maneiras de se visualizar a md2: de frente, trás, esquerda, direita, cima, baixo, etc(são os pequenos quadrados na parte superior da tela de edição de frames, a parte azul do quadrado e a que será exibida). Você pode mover a md2 com o botão direito do mouse, para qualquer direção. A tela de edição de frames pode ser ainda, subdividida em várias outras clicando no ícone que parece uma tela dividida em 3.


3 - Objetos pré-montados

Como eu já citei, o qME oferece vários prismas já feitos. Para ver a lista deles vá em: View -> Prefab library -> Objects -> Geometry. Clicando duas vezes no prisma de sua escolha ele aparecerá no editor de frames.


4 - A "grade"

A grade serve para você ter uma sensação da distância relativa entre os objetos (lembrando: objeto = prisma) e também para você ver como a md2 ficara no jogo (EX: a arma um pouco abaixo da grade fica bem)


5 - Ângulos

Como se os modelos estivessem num plano cartesiano:

Ângulo Z: modificando-o você altera a altura,do objeto ou do vértice escolhido, em relação a origem.

Ângulo Y: modificando-o você aumenta a distância horizontal do vértice ou objeto escolhido, também em relação a origem.

Ângulo X: idem ao y, só que é concorrente a ele.

Ex.: Coloque um quadrado e o selecione, na janela Tool properties selecione Object tool -> Move. mude o n de Z por outro qualquer negativo, positivo ou fracionário. Se positivo o objeto irá para cima, se negativo, para baixo).


6 - Modificando os objetos

Os objetos pré-fabricados do qME podem ser modificados, bastando para isso modificar os ângulos x, y ou z, na janela Tool properties em Object tool -> Scale, e modificando os números, ou clicando em Vertex tool também em Tool properties, você modifica cada aresta do prisma usando o mesmo esquema dos ângulos x, y e z. Você ainda pode modificá-los manualmente escolhendo uma opção. Vá em: Tool properties -> Object tool -> Scale object, vá no prisma e comece a modificá-lo (segue o mesmo esquema dos angulos x, y e z).


7 - Movimentando objetos

Como já citado para mover um objeto basta modificar seus ângulos x,y ou z ,ou você pode fazê-lo manualmente indo em: Tool properties -> Object tool -> Move object (botão)


8 - Animando

A parte mais fácil de uma md2. Depois do primeiro frame feito, vá em File -> Export frame  e salve-o como um arquivo .lwo. Agora volte para sua md2 e em File -> Import frame, escolha a md2 que você exportou como .lwo. Sua md2 agora tem 2 frames. Agora vá, por exemplo, no segundo frame e mova esse objeto deste segundo frame para algum ângulo x, y ou z aperte play (aquela setinha ">") o objeto vai ficar se movendo até você apertar stop ( aquele quadrado "[]" ).


9 - Observação

Se vc for importar algum objeto de outro frame para sua .md2, essa sua .md2 tem que estar salva como .mdo, para não dar efeitos meio estranhos depois da fase de animação.

Dica: comece a fazer seu modelo como um .mdo só quando ele estiver completo salve-o como .md2.

Podem ser adicionados vários frames e serem feitos váriados movimentos ao mesmo tempo com vários objetos.

 

[]'s
Punisher

 

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