novidades - tutoriais - mapas - skins - modelos - mundo 3d - revista - arquivos - procura - fórum - links - créditos - contato

Tutoriais : Quake / Quake 2 : Tutorial para Truespace v4

- feito por Punisher
TGA copyright C -

 


O Escorpião (Truespace v4)
            . . .

Este tutorial mostra como fazer um monstro relativamente simples no Truespace. Eu o fiz levando em conta que você não sabe NADA sobre este editor, mas tem alguma noção em modelagem 3D.

 

1°- Primeiramente abra duas janelas , coloque uma janela na visão de lado e outra na visão de cima do modelo.

 

2°- Agora coloque um cilindro. Para isso clique em Primitives Panel . Irá aparecer uma janela com todas as formas básicas disponíveis.

Clique com o botão direito no cilindro para editá-lo, deixe o cilindro com esta configuração , feche esta janelinha e clique no cilindro para colocá-lo. Depois disso gire-o até ele ficar deitado(isso será o corpo do bicho).

 

3°- Agora alonge um pouco o corpo , selecione a face da frente , clique em Sweep , gire mais um pouco a nova face e dê outro sweep. Faça isso até você chegar em algo assim:

 

4°- Agora coloque uma esfera de latitude 6 e longitude 12 na ponta da "cauda" que você formou

Depois de encaixada ao seu gosto, deixe-a selecionada, clique em Object Union e irá aparecer um novo cursor. Com ele clique na parte azul do modelo.

Isso fará com que a esfera se "grude ao corpo". Pegue outra esfera, alonge-a um pouco e coloque-a na cabeça

Ps: Esse union do Truespace é 1000x melhor que o boolean do 3D Studio (economiza muito mais faces. Por quê? Não sei :)

 

5°- Façamos agora as pernas, alguma coisa bem simples. Coloque um cilindro de longitude igual a 6 , aperte sweep duas vezes na face de cima dele , diminua última face formada até todos seu vértices se encontrarem.

Agora é só girar cada face que você fez para se obter a pata.

 

6°- Vá copiando e colando as patas pelo corpo (ctrl+c ; ctrl+v), encaixe-as dentro do corpo e obtenha o seguinte resultado:

SE VC TEM PROBLEMA DE VISTA, ENQUANTO VC SUBIR E DESCER ESTA IMAGEM VAI PARECER QUE ELA SE MOVE, PROCURE SEU OCULISTA

Agora para "grudá-las" ao corpo do animal faça o mesmo procedimento do passo de n°4

 

7°- Coloque um textura bem legalzinha e...

[]'s
Punisher

novidades - tutoriais - mapas - skins - modelos - mundo 3d - revista - arquivos - procura - fórum - links - créditos - contato

/HTML>TML>TML>TML>