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Tutoriais : Quake : Introdução ao QuakeC

- feito por Shad
TGA copyright C -

 


Introdução ao QuakeC
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Noções básicas

QuakeC é a linguagem de programação do Quake. Como o próprio nome, QuakeC, diz ela é uma linguagem similar ao C. No Quake existem vários arquivos necessários para o correto funcionamento do jogo. Os mapas, sons, desenhos, paletas de cores, texturas, modelos, skins e etc. E também existe o progs.dat. E é o progs.dat que interessa ao programador de QuakeC, pois nele estão todos os códigos e a programação do jogo.

Com o QuakeC as possibilidades são ilimitadas. A partir do momento em que você pode controlar cada característica de um jogo complexo como o Quake sua imaginação é que define os limites (com certas excessões, claro ;-).

Arquivos

progs.dat

Como já foi dito, o progs.dat é tudo para o interessado em QuakeC. Mas o que compõe este famigerado arquivo? Se você já jogou Quake(óbvio que sim :) sabe que cada arma tem uma potência diferente, cada monstro tem suas características, e etc. E cada característica desta está em determinados arquivos. Antes da compilação de um progs.dat, você tem vários arquivos com a extensão qc e um arquivo progs.src. Por referência, segue a lista de fontes do progs.dat do Quake 1.06:

 
AI.QC
AMTEST.QC
BOSS.QC
BUTTONS.QC
CLIENT.QC
COMBAT.QC
DEFS.QC
DEMON.QC
DOG.QC
DOORS.QC
ENFORCER.QC
FIGHT.QC
FISH.QC
FLAG.QC
HKNIGHT.QC
ITEMS.QC
JCTEST.QC
KNIGHT.QC
MISC.QC
MODELS.QC
MONSTERS.QC
OGRE.QC
OLDONE.QC
PLATS.QC
PLAYER.QC
PROGS.SRC
SHALRATH.QC
SHAMBLER.QC
SOLDIER.QC
SPRITES.QC
SUBS.QC
TARBABY.QC
TRIGGERS.QC
WEAPONS.QC
WIZARD.QC
WORLD.QC
ZOMBIE.QC
 

 

Cada arquivo desta lista tem uma função bem definida. Pelos próprios nomes você pode deduzir o objetivo de cada um. Como você também pode ver, existe um arquivo marcado em negrito. Ele é o índice dos outros arquivos. Seu texto é uma lista de todos os arquivos .qc e uma indicação que o produto da compilação de todos os qc deve ser gravado em um arquivo progs.dat.

Agora, pra que serve o progs.dat? Agora vou ser redundante. Já disse um pouco mais em cima que com o QuakeC você pode controlar praticamente tudo no Quake. Se você acha que quando um boneco é atingido ele faz aquele movimento de dor por motivos óbvios, você está quase certo. Quase. Para fazer ele pular ao levar um tiro, é questão de alterar umas linhas de código. Deu para pegar o fio da meada? O progs.dat contém todas as informações sobre o que o jogo deve fazer em cada caso, em cada momento. Pois bem, é aqui que entram os outros arquivos dos quais falarei agora. Espero não ter confundido ninguém até aqui :)

 

Outros arquivos

Bem, de que adianta alterar o progs.dat se você não tem mais nada de novo para colocar no Quake? Por que não fazer uns inimigos, uns mapas, novas armas? Isso nos leva a ter que criar novos arquivos. Arquivos que serão controlados pelo progs.dat (eita nome doce! Já repeti um monte de vezes 8-). Se você quer montar um novo episódio para o Quake, você precisará criar os mapas e criar um progs.dat que os use no jogo normal. Existem vários exemplos. Scourge of Amargon, Dissolution of Eternity, X-Men TC e por aí vai. Bem, acho que a introdução já foi dada. Agora, vou deixar os profissionais falarem :)

[]'s
Shad

 

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