Bem
galera, neste tutorial, nos vamos aprender como editar aquela mirinha,
tão conhecida pelos jogadores de Quake e de QuakeWorld. Com algumas
screenshots, vamos mostrar à vocês a maneira mais fácil de modificá-la.
-vertigo
1. Preparativos
Antes de começar,
precisamos saber de fato o que é aquela mirinha que aparece quando
digitamos CROSSHAIR 1 no console.
Como vocês já devem ter conhecimento, há um grupo de caracteres
ASCII dentro do Quake. São esses caracteres especiais que aparecem
no seu namefun. Resumindo, é aquela listinha que nos baseamos para
fazer o namefun. A mirinha branca, em forma de cruz, nada mais é
do que o sinal de + naquela lista. Portanto nós devemos editar aquela
lista, mexendo no + para poder ter a mira modificada. Para isso,
vamos precisar de pelo menos 3 programas. São eles: AdQuedit, PakExplorer
e algum programa de imagem, como o Paint Shop Pro. Abaixo fazemos
uma lista deles, com os respectivos links para download.
1. Adquedit
- versão 1.3 (225 kb)
2. PakExplorer
- versão 1.2 (84 kb) +
MFC Dlls
(requeridas para rodar: mfc42.dll e msvcrt.dll) (601 kb)
3. PaintShopPro
- versão 5.01 (6.91 mb)
Quanto ao editor
de imagens, você pode usar qualquer um que aceite o formato .PCX.
Recomendo o Paint Sho Pro, pois será nele que o tutorial será baseado.
Vamos agora instalar os programas. Descompacte o .zip do Adquedit
em um diretorio qualquer (pode ser o unzipped mesmo). Faça a mesma
coisa com o PakExplorer.
Crie dentro do diretório de onde você instalou o AdQuedit, um subdiretório
qualquer. Vamos chamá-lo de mira para facilitar.
2. Extraindo
o GFX.WAD
Apos a instalação
dos programas, abra o PakExplorer. Vá no menu File
e selecione Open Pak. Assim, deve abrir uma caixa
de diálogo para achar um diretório. Procure o seu diretório /Quake/ID1/.
Lá, selecione o arquivo Pak0.pak. O programa deve
abri-lo. Assim irá mostrar uma árvore de diretório semelhante à
mostrada pelo windows explorer. Procure no diretório raiz o arquivo
GFX.WAD. Caso tenha dúvidas, abaixo segue um screenshot
mostrando mais detalhadamente o que você deve estar fazendo.
Bem,
agora, com o arquivo gfx.wad selecionado, vá no menu File
e selecione Extract To...
Abrirá
uma caixa de diálogo, onde você terá de escolher o diretório de
destino do arquivo. Aponte para o subdiretorio mira,
anteriormente criado dentro do diretorio onde você descompactou
o AdQuedit.
Pronto! Assim você terá o arquivo gfx.wad fora do pak0.pak. Um alerta,
antes que tenham dúvidas: O PakExplorer NÃO RETIRA o gfx.wad original
de seu pak0.pak e sim, COPIA ele para outro diretório. O seu pak0.pak
ficará do mesmo jeito que estava antes.
3. Trabalhando com o AdQuedit
Bem,
agora é hora do AdQuedit se mexer um pouco. Tenha noção de que todo
esse trabalho de edição depende da abertura do gfx.wad via AdQuedit,
com a finalidade de editá-lo. Então, aponte para o diretório mira,
para onde você extraiu o gfx.wad.
Beleza, tudo certo. Você já está pronto para abrir o gfx.wad pelo
AdQuedit. Dê um duplo clique no arquivo. Deverá aparecer uma lista
um pouco estranha, com vários nomes, e uma janela mostrando algumas
figuras. Procure nessa lista a palavra CONCHARS.
Ok,
você achou! Aproveitando ainda a screen acima, dê uma olhada no
botão Export. Se já o viu, beleza. Clique nele.
Uma caixa de diálogo se abrirá, confirmando o salvamento do arquivo
CONCHARS.PCX, no mesmo diretório (no caso, o subdir mira). Bem,
salve o arquivo.
4. Preparando o Paint Shop Pro
Agora
é hora de por seu lado artístico pra funcionar. Você fará uma nova
mira via PSPro. Antes, vamos abrir o arquivo CONCHARS.PCX (localizado
no subdir mira) por ele. Você deve ver uma figura parecida com esta:
Ainda
olhando para a mesma foto, repare no círculo amarelo. Ele está envolvendo
o sinal de +. Agora, nós já sabemos onde está o sinal de + no meio
de tantos caracteres. Bom, vamos mexer nele.
Mas a imagem fica muito pequena para se poder editar apenas um dos
caracteres. Para isso, devemos dar um ZOOM. Clique quatro vezes
na lupinha de zoom (menu à sua esquerda). O tamanho deve ficar satisfatório.
DICA: Para diminuir o zoom, dê um clique inverso (com o botão direito
do mouse), com a lupa selecionada.
Agora devemos acertar o tamanho dos pontos do pincel, para podermos
editar ponto a ponto a figura.
Selecione a ferramenta Paint Brushes, no menu à esquerda.
Em seguida, clique em Toggle Control Palette, no menu na
parte de cima. Vá em Brush Tips, e deixe o Size o menor possível
(em 1). Ok, você pode mexer agora ponto a ponto.
5. Fazendo uma nova mira
Vamos
por a mão na massa! Literalmente, você pode fazer o que quiser,
mas tem de levar em consideração algumas coisas.
A principal delas, é acertar o centro da mira. Como o nome já diz,
mira envolve exatidão. Caso não saiba, há uma pequena diferença
entre as miras de Quake Normal e de QuakeWorld. No primeiro, o tiro
de rocket sai um pouco mais à esquerda. Isso pode significar imprecisão
na nova mira, dependendo do jeito que você quer fazê-la. Por causa
disso, vamos nos basear então no QW para fazê-la.
O principal de tudo é não fazê-la muito larga, pois assim, algumas
partes laterais podem não aparecer durante o jogo. O centro da mira
deve ser o centro do sinal de +. Por isso, NÃO APAGUE O SINAL LOGO
DE CARA, pois você precisará dele para se basear.
Para facilitar sua vida, vamos por o conchars com o sinal de + original
apagado e o centro do tiro indicado por um ponto amarelo. É a partir
desse ponto que você poderá se basear para soltar a imaginação e
construir uma nova mira.
Repare no conchars.pcx capturado abaixo:
Tente observar,que no lugar onde estava o sinal de +, há apenas
um ponto amarelo. Este ponto é o centro da mira.
Mas provavelmente, você deve estar pensando: Poxa, vamos incrementar
isso aí.
Ok, entao vamos lá. Aqui, reproduzirei uma famosa mira quadrada
amarela, que se tornou muito famosa.
Vamos nessa! (PS:
Clique aqui para baixar o pak5.pak com esse crosshair já
pronto para ser usado)
Pronto!
Estaí a mira. Apesar a dificuldade que você provavelmente vai ter
para enxergar nesse desenho, ela estará perfeita para ser usada
no QW. Caso deseje conferir, salve essa imagem e de um zoom ai que
fica mais bonitinho!:-)
6. Transferindo a mira para o gfx.wad
Bem
moçada, agora é hora de por essa belezinha pra funcionar. Para isso,
é claro, você deve por o conchars.pcx modificado de volta no gfx.wad.
Vamos a isso!
Abra o Adquedit e selecione o gfx.wad (aquele do qual você
exportou o conchars.pcx). Delete o antigo conchars
e clique no botao Import. Segue abaixo a imagem
para você se localizar.
Selecione
o arquivo conchars.pcx que você modificou e salvou!
Feito isso, salve o arquivo gfx.wad.
Beleza moçada, agora já temos um gfx novinho para ser carregado
pelo quake. Mas para isso, o arquivo precisa estar dentro de um
.pak, para o jogo reconhecer.
Entao, vamos mexer no PakExplorer!
7. Colocando o novo gfx.wad em um arquivo .pak e rodando o jogo
Aqui
é onde muita gente se estrepa! O pak explorer não tem qualquer informação
sobre como adicionar arquivos a um novo pak. Nem adianta procurar
no pequenino menu do programa. Então, vamos proceder da velha maneira
com jeitinho brasileiro. Mas antes, saiba de uma coisa: de preferencia,
crie o arquivo pak2.pak, pois você o colocará no
diretório ID1. Jamais o nomeie para pak0.pak ou pak1.pak, pois assim,
você estará substituindo os arquivos de fases do jogo, o que certamente
seria um desastre total, :-)
Abra o PakExplorer. Clique no menu File e depois
em New Pak. Crie o arquivo pak2.pak e
salve-o no mesmo diretório onde esta seu gfx.wad modificado.
Abra o windows explorer (isso se já nao estiver aberto, ;-). Selecione
o arquivo gfx.wad (pelo windows explorer).Com o arquivo selecionando,
tecle CTRL+C (Edit/Copy). Assim, o arquivo irá
para a área de transferência. Abra o pak explorer, e dê CTRL+V
(Edit/Paste). Pronto! Salve esse porcaria (eheh) e transfira o pak2.pak
pro subdiretório ID1 de seu quake.
Beleza! Rode o jogo normalmente que a mirinha estará lá!
8. Últimas considerações
Antes
que comece a choramingar, caso não goste de sua nova mira e queira
voltar para a default (o +), apenas retire o pak2.pak do subdiretório
ID1 do quake, movendo ou simplesmente deletando.
Caso a mira não fique exatamente no centro,ficando mais para a direita
ou esquerda, será preciso remodificar o conchars.pcx. Agora já está
mais facil, haja vista que você é um gênio e já sabe fazer isso.
Tente memorizar por onde exatamente o Rocket passa para marcar o
centro da mira. Isso porquê, creio eu, o rocket é a arma que mais
requer precisão à longa distância.
Se a mira estiver um pouco mais acima ou mais abaixo, é possível
remediar isso pelo QW com o comando CL_CROSSY.
O crossy, a meu ver, deixa a mira do QW um pouco mais parecida com
a velha mira do QN (que como você sabe, é diferente da do QW). O
default é 0, mas você pode ir mudando conforme desejar (cl_crossy
1, cl_crossy 2, 3, 4...)
Para nao ter de ficar ajeitando a mira sempre que inicializar o
QW, após encontrar o crossy desejado, insira o comando no arquivo
autoexec.cfg, localizado no seu diretório ID1.
O mesmo vale para o crossx (cl_crossx). Como você deve ter
notado, isso significa movimentar entre os eixos x,y.
Quanto às cores, eu acho que cores berrantes (como o amarelo e o
vermelho) são ótimas para miras pequenas. Caso deseje estravasar
e fizer uma mira gigante, use derivações menos gritantes, como o
beje e o roxo. Isso porque, com uma noção de posição de mira mais
fácil de ver, facilita e muito sua vida.
Tartaruga Misteriosa: Quem já teve a oportunidade de fuçar o
gfx.wad, já percebeu que o arquivo contem as imagens da tela de
inventário e sensações do personagem Um exemplo disso, é a telinha
de disconnect, quando cai sua linha ou quando você está num (como
todo mundo gosta de falar) PUTA DUM LAG!. Mas olhando para a última
opção, há uma tartaruga (TURTLE). Alguém já viu ela?
Pois bem, a danada aparece quando seu micro esta lento, e os fps
chegam a um ponto crítico (independente da ram). Para fazer
aparecê-la, coloque no autoexec.cfg o seguinte
comando: show_turtle 1
Um
grande abraço,
Vertigo
vertigo@virtualand.net
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