novidades - tutoriais - mapas - skins - modelos - mundo 3d - revista - arquivos - procura - fórum - links - créditos - contato

Tutoriais : Quake : Mira no Quake

- feito por Vertigo
TGA copyright C -

 


Mira no Quake
            . . .

Bem galera, neste tutorial, nos vamos aprender como editar aquela mirinha, tão conhecida pelos jogadores de Quake e de QuakeWorld. Com algumas screenshots, vamos mostrar à vocês a maneira mais fácil de modificá-la.
-vertigo

1. Preparativos

Antes de começar, precisamos saber de fato o que é aquela mirinha que aparece quando digitamos CROSSHAIR 1 no console.
Como vocês já devem ter conhecimento, há um grupo de caracteres ASCII dentro do Quake. São esses caracteres especiais que aparecem no seu namefun. Resumindo, é aquela listinha que nos baseamos para fazer o namefun. A mirinha branca, em forma de cruz, nada mais é do que o sinal de + naquela lista. Portanto nós devemos editar aquela lista, mexendo no + para poder ter a mira modificada. Para isso, vamos precisar de pelo menos 3 programas. São eles: AdQuedit, PakExplorer e algum programa de imagem, como o Paint Shop Pro. Abaixo fazemos uma lista deles, com os respectivos links para download.

1. Adquedit - versão 1.3 (225 kb)
2. PakExplorer - versão 1.2 (84 kb)
+ MFC Dlls (requeridas para rodar: mfc42.dll e msvcrt.dll) (601 kb)
3. PaintShopPro - versão 5.01 (6.91 mb)

Quanto ao editor de imagens, você pode usar qualquer um que aceite o formato .PCX. Recomendo o Paint Sho Pro, pois será nele que o tutorial será baseado.
Vamos agora instalar os programas. Descompacte o .zip do Adquedit em um diretorio qualquer (pode ser o unzipped mesmo). Faça a mesma coisa com o PakExplorer.
Crie dentro do diretório de onde você instalou o AdQuedit, um subdiretório qualquer. Vamos chamá-lo de mira para facilitar.

2. Extraindo o GFX.WAD

Apos a instalação dos programas, abra o PakExplorer. Vá no menu File e selecione Open Pak. Assim, deve abrir uma caixa de diálogo para achar um diretório. Procure o seu diretório /Quake/ID1/. Lá, selecione o arquivo Pak0.pak. O programa deve abri-lo. Assim irá mostrar uma árvore de diretório semelhante à mostrada pelo windows explorer. Procure no diretório raiz o arquivo GFX.WAD. Caso tenha dúvidas, abaixo segue um screenshot mostrando mais detalhadamente o que você deve estar fazendo.

pak2.jpg (28443 bytes)

Bem, agora, com o arquivo gfx.wad selecionado, vá no menu File e selecione Extract To...

menu1.jpg (12807 bytes)

Abrirá uma caixa de diálogo, onde você terá de escolher o diretório de destino do arquivo. Aponte para o subdiretorio mira, anteriormente criado dentro do diretorio onde você descompactou o AdQuedit.
Pronto! Assim você terá o arquivo gfx.wad fora do pak0.pak. Um alerta, antes que tenham dúvidas: O PakExplorer NÃO RETIRA o gfx.wad original de seu pak0.pak e sim, COPIA ele para outro diretório. O seu pak0.pak ficará do mesmo jeito que estava antes.


3. Trabalhando com o AdQuedit

Bem, agora é hora do AdQuedit se mexer um pouco. Tenha noção de que todo esse trabalho de edição depende da abertura do gfx.wad via AdQuedit, com a finalidade de editá-lo. Então, aponte para o diretório mira, para onde você extraiu o gfx.wad.

adq1.jpg (20074 bytes)


Beleza, tudo certo. Você já está pronto para abrir o gfx.wad pelo AdQuedit. Dê um duplo clique no arquivo. Deverá aparecer uma lista um pouco estranha, com vários nomes, e uma janela mostrando algumas figuras. Procure nessa lista a palavra CONCHARS.

adq2.jpg (28905 bytes)

Ok, você achou! Aproveitando ainda a screen acima, dê uma olhada no botão Export. Se já o viu, beleza. Clique nele. Uma caixa de diálogo se abrirá, confirmando o salvamento do arquivo CONCHARS.PCX, no mesmo diretório (no caso, o subdir mira). Bem, salve o arquivo.


4. Preparando o Paint Shop Pro

Agora é hora de por seu lado artístico pra funcionar. Você fará uma nova mira via PSPro. Antes, vamos abrir o arquivo CONCHARS.PCX (localizado no subdir mira) por ele. Você deve ver uma figura parecida com esta:

mostra1.jpg (8267 bytes)

Ainda olhando para a mesma foto, repare no círculo amarelo. Ele está envolvendo o sinal de +. Agora, nós já sabemos onde está o sinal de + no meio de tantos caracteres. Bom, vamos mexer nele.
Mas a imagem fica muito pequena para se poder editar apenas um dos caracteres. Para isso, devemos dar um ZOOM. Clique quatro vezes na lupinha de zoom (menu à sua esquerda). O tamanho deve ficar satisfatório. DICA: Para diminuir o zoom, dê um clique inverso (com o botão direito do mouse), com a lupa selecionada.
Agora devemos acertar o tamanho dos pontos do pincel, para podermos editar ponto a ponto a figura.
Selecione a ferramenta Paint Brushes, no menu à esquerda. Em seguida, clique em Toggle Control Palette, no menu na parte de cima. Vá em Brush Tips, e deixe o Size o menor possível (em 1). Ok, você pode mexer agora ponto a ponto.


5. Fazendo uma nova mira

Vamos por a mão na massa! Literalmente, você pode fazer o que quiser, mas tem de levar em consideração algumas coisas.
A principal delas, é acertar o centro da mira. Como o nome já diz, mira envolve exatidão. Caso não saiba, há uma pequena diferença entre as miras de Quake Normal e de QuakeWorld. No primeiro, o tiro de rocket sai um pouco mais à esquerda. Isso pode significar imprecisão na nova mira, dependendo do jeito que você quer fazê-la. Por causa disso, vamos nos basear então no QW para fazê-la.
O principal de tudo é não fazê-la muito larga, pois assim, algumas partes laterais podem não aparecer durante o jogo. O centro da mira deve ser o centro do sinal de +. Por isso, NÃO APAGUE O SINAL LOGO DE CARA, pois você precisará dele para se basear.
Para facilitar sua vida, vamos por o conchars com o sinal de + original apagado e o centro do tiro indicado por um ponto amarelo. É a partir desse ponto que você poderá se basear para soltar a imaginação e construir uma nova mira.
Repare no conchars.pcx capturado abaixo:

CONCHARS3.jpg (8131 bytes)

Tente observar,que no lugar onde estava o sinal de +, há apenas um ponto amarelo. Este ponto é o centro da mira.
Mas provavelmente, você deve estar pensando: Poxa, vamos incrementar isso aí.
Ok, entao vamos lá. Aqui, reproduzirei uma famosa mira quadrada amarela, que se tornou muito famosa.
Vamos nessa! (PS: Clique aqui para baixar o pak5.pak com esse crosshair já pronto para ser usado)

CONCHARS2.jpg (8138 bytes)

Pronto! Estaí a mira. Apesar a dificuldade que você provavelmente vai ter para enxergar nesse desenho, ela estará perfeita para ser usada no QW. Caso deseje conferir, salve essa imagem e de um zoom ai que fica mais bonitinho!:-)


6. Transferindo a mira para o gfx.wad

Bem moçada, agora é hora de por essa belezinha pra funcionar. Para isso, é claro, você deve por o conchars.pcx modificado de volta no gfx.wad.
Vamos a isso!
Abra o Adquedit e selecione o gfx.wad (aquele do qual você exportou o conchars.pcx). Delete o antigo conchars e clique no botao Import. Segue abaixo a imagem para você se localizar.

adq3.jpg (43660 bytes)

Selecione o arquivo conchars.pcx que você modificou e salvou!
Feito isso, salve o arquivo gfx.wad.
Beleza moçada, agora já temos um gfx novinho para ser carregado pelo quake. Mas para isso, o arquivo precisa estar dentro de um .pak, para o jogo reconhecer.
Entao, vamos mexer no PakExplorer!


7. Colocando o novo gfx.wad em um arquivo .pak e rodando o jogo

Aqui é onde muita gente se estrepa! O pak explorer não tem qualquer informação sobre como adicionar arquivos a um novo pak. Nem adianta procurar no pequenino menu do programa. Então, vamos proceder da velha maneira com jeitinho brasileiro. Mas antes, saiba de uma coisa: de preferencia, crie o arquivo pak2.pak, pois você o colocará no diretório ID1. Jamais o nomeie para pak0.pak ou pak1.pak, pois assim, você estará substituindo os arquivos de fases do jogo, o que certamente seria um desastre total, :-)
Abra o PakExplorer. Clique no menu File e depois em New Pak. Crie o arquivo pak2.pak e salve-o no mesmo diretório onde esta seu gfx.wad modificado. Abra o windows explorer (isso se já nao estiver aberto, ;-). Selecione o arquivo gfx.wad (pelo windows explorer).Com o arquivo selecionando, tecle CTRL+C (Edit/Copy). Assim, o arquivo irá para a área de transferência. Abra o pak explorer, e dê CTRL+V (Edit/Paste). Pronto! Salve esse porcaria (eheh) e transfira o pak2.pak pro subdiretório ID1 de seu quake.
Beleza! Rode o jogo normalmente que a mirinha estará lá!


8. Últimas considerações

Antes que comece a choramingar, caso não goste de sua nova mira e queira voltar para a default (o +), apenas retire o pak2.pak do subdiretório ID1 do quake, movendo ou simplesmente deletando.
Caso a mira não fique exatamente no centro,ficando mais para a direita ou esquerda, será preciso remodificar o conchars.pcx. Agora já está mais facil, haja vista que você é um gênio e já sabe fazer isso. Tente memorizar por onde exatamente o Rocket passa para marcar o centro da mira. Isso porquê, creio eu, o rocket é a arma que mais requer precisão à longa distância.
Se a mira estiver um pouco mais acima ou mais abaixo, é possível remediar isso pelo QW com o comando CL_CROSSY.
O crossy, a meu ver, deixa a mira do QW um pouco mais parecida com a velha mira do QN (que como você sabe, é diferente da do QW). O default é 0, mas você pode ir mudando conforme desejar (cl_crossy 1, cl_crossy 2, 3, 4...)
Para nao ter de ficar ajeitando a mira sempre que inicializar o QW, após encontrar o crossy desejado, insira o comando no arquivo autoexec.cfg, localizado no seu diretório ID1. O mesmo vale para o crossx (cl_crossx). Como você deve ter notado, isso significa movimentar entre os eixos x,y.

Quanto às cores, eu acho que cores berrantes (como o amarelo e o vermelho) são ótimas para miras pequenas. Caso deseje estravasar e fizer uma mira gigante, use derivações menos gritantes, como o beje e o roxo. Isso porque, com uma noção de posição de mira mais fácil de ver, facilita e muito sua vida.

Tartaruga Misteriosa:
Quem já teve a oportunidade de fuçar o gfx.wad, já percebeu que o arquivo contem as imagens da tela de inventário e sensações do personagem Um exemplo disso, é a telinha de disconnect, quando cai sua linha ou quando você está num (como todo mundo gosta de falar) PUTA DUM LAG!. Mas olhando para a última opção, há uma tartaruga (TURTLE). Alguém já viu ela? Pois bem, a danada aparece quando seu micro esta lento, e os fps chegam a um ponto crítico (independente da ram). Para fazer aparecê-la, coloque no autoexec.cfg o seguinte comando: show_turtle 1

Um grande abraço,

Vertigo
vertigo@virtualand.net


 

novidades - tutoriais - mapas - skins - modelos - mundo 3d - revista - arquivos - procura - fórum - links - créditos - contato

/HTML>TML>TML>TML>