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Tutoriais : Dicas de editores

- feito por Nitrium
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Dicas de editores
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Este é um resumo informativo de alguns dos editores de mapas para Quake I e Quake II disponíveis no mercado. Foram colhidas opiniões com alguns editores "freelance" brasileiros para fazer este artigo. Gostaria de agradecer ao Shad e ao Vertigo pela The Gaming Architect, da qual também faço parte, que dão espaço para a gente colocar este tipo de porcaria na Internet. Bem, vamos à eles:

 

QuArK

É um dos editores mais populares da Internet, com algumas ferramentas muito úteis tanto para o editor iniciante como o editor profissional. Possui uma excelente tabela de entidades, que, pelo menos em minha opinião, é a que melhor serve ao editor entre todos os editores disponíveis. É auto-explicativa e Com todas as entidades. A parte de definição de texturas dos objetos também, em minha opinião, é a melhor pois é bem fácil encontrar a textura que você quer. O único problema do QuArK parece ser com a "grid" (grade) para os ítens. É difícil às vezes centralizar os objetos, encontrei algumas dificuldades ao fazer isso. E outra limitação é o fato dele possuir apenas 2 visões, na perspectiva x/y e outra na perspectiva x/z. Falta a y/z, mas que com uma bússola à esquerda no programa pode ser facilmente visualizada. Enfim, é um excelente editor para profissionais como para iniciantes, e além disso o QuArK também possui todo um mecanismo de extração de arquivos .pak, um editor de modelos, entre outras coisas. É shareware, porém é bom que você registre depois de 30 dias... apesar de possuir acesso ilimitado, você o usa quanto quiser.

 

WorldCraft

Um editor escolhido por muitos, é bom também, porém em minha opinião possui algumas desvantagens... vamos à elas:

  • Suas telas de visualização para contruir os mapas são apertadas paca! Aquelas 3 visões são úteis, não pode-se negar, porém ficam boas se você usar resolução de 1024x768, acho que no mínimo em um monitor de 17' :P.
  • O "aplicador" de texturas, digamos assim, é uma pequena janela, é muito ruim procurar por uma textura específica, e aplicá-la.
  • Vejo uma certa dificuldade em conseguir informações detalhadas sobre um determinado "brush", não parece ser bem claro.

A grande vantagem do Worlcraft é que é um editor que possui muitos adeptos e muito suporte, portanto se você necessita de prefabs, add-on's e outros é uma boa escolha. Em termos de interface, em algum pontos ele é mais caprichado que o QuArK. É shareware, você pode usar ele até 30 dias, depois a licença expira e você precisa comprá-lo. :')

 

Thunder

Um excelente editor, possui também 3 perspectivas, porém são melhor distribuídas que no Worldcraft. Ele necessita de drivers OpenGL (estes drives vem com o Windows 95 OSR2, NT 4.0, e/ou superiores). Tem uma ótima interface, é muito bom de construir mapas usando ele, já que muito é baseado no point-and-click. Tem inclusive uma visão 3d do mapa não-texturizada (a não ser que você possui um acelerador gráfico específico). O único contra deste editor, na minha opinião, é que ele parece ser meio complicado para o usuário leigo e casual editor de mapas. Ele tem algumas ferramentas que são de complicado uso. E também encontrei certa dificuldade para configurá-lo corretamente para compilar os mapas, pois parece que ele não consegue se auto-configurar. Shareware, roda no Windows 95 e outros mas com os drivers de WinGlide e outros de OpenGL.

 

Qoole

Um editor de mapas de Quake orientado à objetos. Tem um visual parecido com um programa de Macintosh, é muito interessante. É um dos melhores editores, vem com um help completo, dá dicas sozinho, entre outras características. Muitos o consideram o melhor editor de mapas já feito, inclusive de Quake II. Porém, tem um grande contra: é limitado a 300 "brushes" (faces de objetos). Pode parecer pouco, mas já vi mapas que tinham escadas de 1200 brushes! Portanto, é uma séria limitação. A não ser que você pague, claro... :). Vale o download, inclusive para ver como funciona. O editor é de babar :P. Roda em Windows 95 e/ou superior.

 

qED

Editor oficial da id Software. Bem, os caras fazem os mapas nele. O programa vem com o Source Tools do Quake II. Eu particularmente acho ele muito pobre em interface, e também muito limitado. Claro, analisando superficialmente. E é difícil paca para fazer funcionar. =)

 

WinBSP

Um editor que foi amplamente usado antes de serem lançados editores mais avançados. Faz falta uma interface mais amigável, é meio pobre. Além do mais, sua estrutura é antiquada, não recomendo este editor. Pela sua facilidade de uso e recursos.

 

BSP Build

Não testei extensivamente, mas pelo que vi é um editor de fácil aprendizado, porém logo que o usuário domina a arte de fazer mapas, já procura por um editor mais avançado. Não recomendo.

Aviso: As opiniões aqui são pessoais, você não é obrigado a concordar com elas. Todo o material aqui exposto é de inteira responsabilidade minha.

[]'s
Nitrium

 

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