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Tutoriais : Quake: Conback


- feito por Vertigo e Rorshack
TGA copyright C -


Conback
    . . .

Pessoal, antes de mais nada, gostaria de agradecer ao Rorshack, pois sem ele este tutorial não teria saído. Alías, bem verdade, 80% do tutorial foi obra dele, mas como ele é muito analfa e não sabe escrever textos explicativos e convincentes, e fora que só faz cagada com o Dreamweaver, eu tive de entrar em ação (ehehe, vingancinha, zé!)

Neste tutorial, vamos ensinar como editar o conback, aquele pano de fundo (ou melhor, background), do console, que aparece quando você aperta o ` do teclado durante o jogo. E vamos fazer isso de duas formas distintas, como você verá mais abaixo.

Muitas pessoas vieram a mim reclamar que estavam tendo problemas para fazer o conback, que as cores apareciam borradas e que o quake mesmo não o reconhecia. Agora, vamos acabar de vez com esse problema, para que você possa por exemplo, fazer uma imagem bem legal do logo do seu clã e repassar a todos os membros dele. Já pensou que legal quando você for executar os cheats..ops, eheheh, e aparecer no fundo o nome do seu clã? Parece bom não?

Bem chega de blá blá blá e vamos ao que interessa.


1. Preparativos

Primeiramente, você vai precisar usar uma série de programas e arquivos. E de um editor de imagens. No caso, vamos estar usando o photoshop e mais abaixo vou explicar o porquê de usá-lo.

1. Adobe Photoshop
2. PakExplorer - versão 1.2 (84 kb) + MFC Dlls (requeridas para rodar: mfc42.dll e msvcrt.dll) (601 kb) (usado pelo vertigo)
3. Pakker - versão e tamanho desconhecidos
4.
Lmp2pcx (38 kb) - conversor de .pcx <--> .lmp
5. Paleta do Quake (784 bytes) (para photoshop. Gerado por Rorshack)

2. Sobre os programas...

É interessante fazer uma série de relevâncias sobre esses programas. Pra começar, se você seguir passo a passo o tutorial, terá mesmo de usar o Photoshop pois é imprescindível a utilização da paleta do Quake (Quake.act) que é para o Photoshop. Eu e o zé tentamos fazer uma quake.pal para o PaintShop Pro, sem sucesso, ou pelo menos não funcionando, mas temos certeza de que essa paleta tem na net e está rodando poraí.
O programa Lmp2pcx só roda em modo MS-DOS, sob linha de comando, portanto, nem adianta executá-lo direto do windows. Tentamos arrumar um conversor melhor, mas como sempre, o zé (rorshack) só tem programas porcarias e bichados.
Ahn, e o Photoshop não tem versão shareware, demo, etc. Só crippleware, isto é, ele não salva os arquivos (aergh).
O pakker é quase igual ao pakexplorer, mas possui alguns recursos a mais e foi usado pelo rorshack na parte 2 deste tutorial.

Antes de Começar...

Um aviso: Este tutorial terá 2 partes em 1, isto é, vou explicar daqui supondo que você já tenha uma imagem.pcx pronta e a paleta do quake em mão, e mais abaixo o rorshack irá explicar como extrair o conback original do quake para modificá-lo e ainda a criar a paleta do quake para ser usada no futuro.

 

Parte 1 - Você já tem uma imagem em formato .pcx e a paleta do quake em mãos.

1. Começando...

Pra começar, precisamos escolher uma imagem em formato .pcx bem legal pra gente usar. É evidente que se você usa ou possui o Photoshop, salvar ou converter qualquer arquivo em .pcx fica simples. Vamos usar então, em homenagem ao rorshack, a imagem .pcx que originou o conback da QuakeNet 3.
Olha ela aí:

Lembrando que como o browser não vai exibir .pcx (nenhum browser reconhece), a imagem acima é em .gif. O conback da Quakenet 3 e formato .pcx pode ser baixado daqui.
Agora vamos às vias de fato.

1.1 Usando o Photoshop

Certo, abra agora, pelo Photoshop, a imagem qnetback.pcx, que no caso, é a que você irá usar como background. Mas a imagem vai precisar estar em RGB Color e não como index, como incialmente vai estar. Para fazer essa "transformação", vá em Image > Mode > RGB Color. [screenshot]

Bom, temos de converter a imagem pro tamanho do quake. Aqui tem um detalhe importantissimo: a tela do quake possui a razão ALTERADA, ou seja, não possui um tamanho 4:3 como é o normal (640x480, 800x600, 1024x768, etc). Por isso, a imagem final que teremos de criar terá de ter um tamanho 320x200, MAS terá de ter a razão diferente, como se fosse uma tela 320x240! Isso faz com que a imagem fique aparecendo ACHATADA na sua tela, mas fique ok no quake (olhe o conback.pcx pra voce ver)..

Agora precisamos converter a imagem para o tamanho do Quake. Esta imagem que você vai usar como conback precisa ter uma razão 4:3 ou seja, 800x600, 640x480, 430x240, 1024x768, 40x30, etc.

Então, chame o menu IMAGE > IMAGE SIZE. Na tela que se abre, desabilite a opção Constrain proortions (que faz com que a imagem tenha a mesma proporção ao ser modificada), coloque 320 em width e 200 em height e dê ok. O resto das opções pode ser ignorada, mas certifique-se de que Resample image está ligado e na opção bicubic (se ela estiver desabilitada, voce terá de converter a imagem para modo RGB Color). [screenshot]

Antes que pergunte, você pode criar um conback de outros tamanhos, mas a menos que o usuário use uma GL com o tamanho correto que você fez o conback, o resultado final será nojento.

Feito isso, a imagem já estará perfeita, no tamanho e pronta pra ser convertida. Só falta mudar as cores pras cores do quake original, ou seja, converter pra modo INDEXED usando a paleta do quake que voce já tem em mão (a quake.act). [screenshot]

Chame o menu IMAGE > MODE > INDEXED COLOR [screenshot]

Em PALETTE, selecione CUSTOM, pois estaremos usando uma paleta personalizada, ao invés da paleta otimizada que o photoshop cria automaticamente. [screenshot]

Na janela da paleta que se abre, clique no botão LOAD, carregue a paleta quake.act, dê OK e OK e observe o photoshop converter sua imagem. Obviamente, muitas vezes o resultado será péssimo, culpa da paleta mal distribuída do quake. Caso isso aconteca, não tem muito a fazer - de nada adianta criar um LMP com uma paleta linda de morrer, pois o quake não mostrará direito de um jeito ou de outro.

1.2 Lmp2pcx

Salve sua imagem como um arquivo PCX, preferencialmente no diretório onde você colocou o conversor LMP2PCX, pois converteremos a imagem para lmp de volta. [screenshot]

Com o comando LMP2PCX -PCX nomedoarquivo.pcx, convertemos a imagem para lmp. [screenshot]

1.3 Colocando no pak com o pakexplorer

Agora é só colocarmos de volta no pak! No pakexplorer, crie um PAK novo e salve como, por exemplo, PAK3.PAK no /id1, já que o meu ultimo pak era o PAK2.PAK. Salvamos no caso com outro nome para poder facilmente modifica-lo.
É importante lembrar que os arquivos pak têm de ser salvos em sequência, ou seja, se você tiver um pak8.pak, salvará o novo como pak9.pak, ou se tiver um pak1.pak, salvara como pak2.pak, e assim por diante.
Com os comandos CTRL+C e CTRL+V,no PakExplorer, copie e cole o qnetback.lmp (ainda com esse nome) ao pak3.pak, lembrando de informar o subdiretorio do pak a que ele se destina: gfx (diretorio onde o conback dele ficar).

1.4 Terminando...

Esse é nosso pak3.pak, pak de fundos de tela. Agora, clicando no nome do arquivo, eu posso RENOMEA-LO; por isso, mantenho varios arquivos de fundo no mesmo pak e conforme quero mudar o fundo do console, simplesmente renomeio o fundo do console corrente pra algum nome, e renomeio o meu fundo de console escolhido pra CONBACK.LMP (no screenshot, o primeiro arquivo é o fundo de console, e os outros sao diferentes versoes)
Tcharam! O winquake rodando janelado com o fundo de tela. Feito. :) [screenshot]

 

Parte 2 - Você vai extrair o conback original e criar a paleta do Quake

2. Extraindo o conback original pra pegar a paleta ou modificá-lo

Primeiro, obviamente você tem de localizar seus paks do quake. Eles estão sob o diretório /id1 do quake, ou caso seja de algum mod, dentro do diretório do mod (/fortress, /arena, etc). [screenshot]

Abra o pak0.pak, que é o pak que contém o conback.lmp (arquivo de fundo de tela do quake). No meu caso, eu simplesmente dei um duplo-clique nele, já que havia instalado e configurado um editor de PAKs, o PAKKER, que não é dos melhores, mas funciona direito.
[screenshot]

Uma vez com o PAK aberto, localize o conback.lmp:

Clique no botão extrair os arquivos e salve o conback.lmp num diretório qualquer, por exemplo, c:\temp [screenshot]

2.1 Convertendo o.LMP pra .PCX (seguindo os passos do rorshack)

Eu havia extraido o conback.lmp pro c:\temp, e nesse mesmo diretório, tinha deixado o LMP2PCX.EXE (que é o programa conversor de lmp/pcx) e o arquivo PALETTE (que faz parte do lmp2pcx). O LMP2PCX é um programa DOS, bem ruim, só funciona via linha de comando, mas eu curto. :) No DOS, converti o LMP pra PCX usando o comando LMP2PCX -lmp nomedoarquivo.lmp e ele me criou um conback.pcx, que é um arquivo pcx CORRETO, com a paleta do quake original [screenshot]

Abri o c:\temp\conback.pcx no photoshop. A conback.pcx é uma imagem indexada, ou seja, ela possui uma TABELA de cores otimizadas, específicas da imagem. Esse é a forma como um PCX, um LMP ou um GIF são; eles nao contem todas as cores, só as cores que eles usam especificadas na sua PALETA DE CORES personalizada. O que temos de fazer é pegar a paleta de cores que o quake1 usa (que possui aproximadamente 200 cores, bem ruim e mal distribuidas) e extrair pra podermos converter qualquer imagem (texturas, fundos, etc) pro quake. [screenshot]

No photoshop, acesse o menu IMAGE > MODE > COLOR TABLE. Isso abrira a paleta de cores personalizadas da imagem. Voces podem ver as cores que o quake usa: curiosamente, NAO TEM VERDE (pelo menos nenhum verde puro), o que leva a crer que o pessoal da ID Software é daltônico.
O quake, apesar de ter texturas meio musgo, nao possui NADA verde, e mesmo a green armor é, na verdade, uma CYAN Armor. :) Bom, clique no botão SAVE dessa janela e salve a paleta com um nome, pra posterior uso (ela será MUITO util no futuro). Salve com um nome qualquer. Eu uso quake1.act. [screenshot]

Para continuar, a partir daqui, volte para a PARTE 1 e siga os processos 1 até 1.4

Bem, e assim acabamos nosso tutorial.

Um grande abraço,

Vertigo - vertigo@virtualand.net
Rorshack - rorshack@fatorcaos.com.br

 

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