Com a chuva de novos
chipsets 3D invadindo o mercado, uma pergunta se faz:
O que vou precisar mais:
velocidade ou qualidade de imagem? Uma coisa é certa: você
não precisa de 300 QPS, sabe por quê? O olho humano
só consegue distinguir no máximo 30 quadros por segundo,
ou seja, tanto faz você ter 30 ou 500 quadros por segundo
numa animação. O mais importante então passa
a ser o QPS mínimo. Há uma tremenda disputa nesse
quesito, pois várias placas conseguem facilmente atingir
300 quadros por segundo. Mas tão facilmente quanto chegam
a 300, caem a 15 (leia-se Voodoo 2 :P). Fique muito atento quanto
a isso, pois a jogabilidade pode ser muito prejudicada com uma queda
brusca na velocidade da animação. Não há
perda de jogabilidade se por exemplo, a velocidade cair de 500 QPS
para 40 QPS, mas se a queda for de 40 QPS para 18, você com
certeza irá dar uma porrada no teclado e gritar desesperado
:P. Os chipsets mais noresolução o Nvidia Riva TNT e o 3DFX Voodoo
Banshee, conseguiram se distanciar dos demais pelo seguinte motivo:
qualidade de imagem e resolução.
Mas tudo tem seu preço.
Se você quiser rodar o seu Quake 2 a 1600x1200 com uma boa
jogabilidade, esses dois chips não vão negar fogo,
mas prepare-se para meter a mão no bolso: peça nada
menos que um Pentium II 350 no MÍNIMO, e pense muito na possibilidade
de passá-lo para 500, 550. Essa regra deve ser seguida principalmente
pelos compradores do chipset Banshee, que consegue suportar ate
1920x1440 de resolução máxima, mas para isso
compre também um monitor de 23". Com o Riva TNT você
roda a resoluçõess um pouco menores, mas a nitidez
e qualidade da imagem compensam, além da maior velocidade
e do melhor QPS mínimo.
Fechamento: já
se foi a era em que rodar OpenGL e Direct3D era sinônimo de
3DFX. Outras marcas estão invadindo o mercado. Que sobreviva
a melhor.
Crusher
crusher@nutecnet.com.br
|