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Revista : Análises : Resoluções


- feito por Crusher
TGA copyright C -


Resoluções
    . . .

 

Bem, esses foram os testes de timedemo em variadas resolucoes que realizei num micro Pentium III 500mhz (overclocked para 525) com 64mb de ram, placa de video Viper v770 32mb e rodando Win98 em ingles.

Abaixo, voce podera downloadear screenshots do map start em todas essas resolucoes, e escolher: Qual a melhor resolucao para se jogar e ver qual fica mais bonita.

Puxe aqui as fotos! . Tamanho estimado de 6 mb, em arquivo .zip)

Faca um comparativo, para ver se vale a pena, diminuir sua qualidade da imagem, para garantir uma melhor jogabilidade e vice versa

Esses testes foram feitos rodando o GL Quake 0.97 com os extras width xxx -height xxx -primarysound -nojoy -nocdaudio -zone 512 -conheight 600 -conwidth 800 -listen 16

r_shadows 0
r_wateralpha 1
r_mirroralpha 1
gl_picmip 0
gl_playermip 0
gl_texturemode
GL_LINEAR_MIPMAP_LINEAR
gl_flashblend 1
gl_polyblend 0
gl_ztrick 1
gl_keeptjunctions 0
gl_finish 0
gl_subdivide_size 128
m_filter 1

Notando-se que o conwidth e conheight só se aplicam para resoluções a partir de 800x600. O viewsize foi setado em 80, e a intensidade de cores em 32bits

320x200 - 170.8

400x300 - 169.6

512x384 - 167.1

640x480 - 160.2

800x600 - 129.0

1024x768 - 81.5 *

1152x864 - 64.8

1280x1024 - 49.4 **

1600x1200 - 33.5***

2048x1536 - 20.2

* A Partir dessa resolucao, o HD comecou a ser acessado durante o Timedemo
** O monitor desligou durante o timedemo (Itautec)
*** A Partir dessa resolucao, desliguei o monitor, pelo fato dele nao aguentar essa resolucao, tirei foto do timedemo, depois vi

Com essa analise, da pra se notar que resolucoes entre 320x200 e 640x480, possuem as melhores jogabildades. Mas como o *olho humano so encherga de fato 30 quadros por segundo*, uma resolucao ate 1152x864, traz uma margem segura para se jogar com o maximo de qualidade possivel, sem que a jogabilidade seja prejudicada. Resolucoes tipo 2048x1536 so devem ser utilizadas, em jogos que usem menos recursos graficos, que permitam a jogabilidade nessa resolucao, que ficaria bastante prejudicada no quake normal (grande parte dessa injogabilidade se deu ao fato de o sistema possuir pouca memoria ram, o hd foi acessado por um bom tempo, talvez com 96 ou mais de ram, o hd nao precisasse ser acessado, garantindo talvez uns 30fps).

(Nota do Vertigo): Realmente é verdade que o olho humano consegue apenas notar de 24 a 30 quadros por segundo, como acontece nas sequências da televisão, por exemplo. Mas em jogos 3D, um framerate de 30 FPS pode ser facilmente notado e distinguido de um por exemplo, de 80 fps. Em jogos rápidos e eletrizantes, como Quake e Unreal Tournament, em que não apenas a visão é requerida, mas raciocínio rápido e reflexo, assim como noções da física real reconhecida naturalmente pelo cérebro no dia a dia, qualquer alteração no fluxo de quadros prejudica a jogabilidade, assim como a percepção do decorrer da passagem dos frames em situações que envolvem muitos pixels e sprites nas telas com viewsize grande. Como um jogador no mínimo experiente, particularmente, recomendo um framerate mínimo tolerável de 75 fps (quake), sem vazamento de memória ram. Mas isso varia de jogo para jogo. No UT me contento com apenas 55 fps.

Os monitores mais comuns, de 14" e 15" polegadas, nao aceitam nada acima de 1280x1024, portanto, jogar ao maximo da resolucao suportada pelo seu monitor, pode ser um bom negocio! (a nao ser que vc tenha um de 21 pra jogar a 2048x1536 ehhehehe)

Curiosidades: Se vc quiser jogar a 2048x1536, alem de um supercomputador e um monitor gigante, vai precisar de um Hd bem espacoso. Cada foto consome em media 8mb de espaco em disco, contra apenas 170k da de 320x200

 

Crusher
crusher@nutecnet.com.br

 

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