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Revista : Análises : Riva TNT2


- feito por Crusher
TGA copyright C -


Riva TNT2 32mb
    . . .

 

Quando recebi essa plaquinha aqui em casa, fiquei muito emocionado. Estava pela primeira vez, em contato com uma placa de tal poder. Encaixei ela certinho em seu slot AGP, instalei os drivers mais novos, fiz um benchmarkzinho com o Wintune 98 (comparando uma antiga trident que estava em seu lugar, e o resultado foi esmagador, lógico ;P). Fui logo em seguida para o seu real teste: Quake! Sera que essa placa valiam os mais de 600 reais gastos nela?

A espectativa era grande, poderia em fim, jogar a resolucao que eu quisesse, com a qualidade de imagem no máximo, usando trilinear filtering, com todas as regalias em todos os jogos! Agora era arrumar um monitor que aguentasse toda essa resolucao (2048x1536 no maximo). Botei inicialmente o quake a 1280x1024, que era a maxima resolução que meu monitor aceitava. Rodou sem problemas, a quase 50fps, o que garantiria um bom gameplay (os chips fabricados pela Nvidia, mesmo nao conseguindo um numero de quadros comparaveis com os da 3dfx, garantem uma melhor estabilidade no numero de quadros, portanto se você consegue 50fps num timedemo, é capaz que você consiga ficar todo o jogo acima de 45fps). Agora uma coisa é certa: É preciso usar uma resolução tão alta, para aproveitar totalmente o quake? Certamente não. GL Quake em 640x480 ja eh muito satisfatório em termos de qualidade gráfica, ainda mais com trilinear filtering. Com isso as resoluções acima de 1024x768 da Viper, acabam ficando inutilizadas. O primeiro fator é: Quem percebe a diferença de um quake rodando a 1024x768 e outro rodando a 1600x1200? Sao praticamente iguais! Voce não ve quinas em nenhum dos dois. Voce não vê quadrados em nenhum dos dois. Voce encherga nitidamente a distancia em ambos, resumindo, jogar em qualquer resolucao acima disso, é a mesma coisa (a nao ser pela grande queda na quantidade de quadros) Se voce tem uma placa baseada em Voodoo1, ou Voodoo2, mate sua curiosidade de como seria o quake a 2048x1536, na analise que eu fiz sobre Resoluções, la possuem fotos de variadas resoluções no quake e perceba: Não é tao grande a diferenca assim eh? Resumindo: Estamos chegando num ponto, em que a qualidade de imagem nao pode ser mais melhorada por parte das placas. Cabe as empresas de jogos, aproveitarem o potencial dessas placas, e fazer um jogo que use todo o potencial delas. Voodoo3 3500 ou melhores e Viper 770, ficam subutilizadas nos jogos de hoje. Mesmo o Quake3 nao usa todo o seu potencial. Fica agora a espectativa que os jogos para o ano 2000, sejam mais detalhados, usem e abusem de transparencias, neblina, jogo de luzes, 32bits color, e etc, para aproveitar os fps que sobram a resolucoes tipo 800x600 e 1024x768 nas placas atuais.

Especificações técnicas da Diamond Viper V770 32mb AGP:

Controller:

¨ nVIDIA RIVA TNT2
¨ True 128-bit

Bus Type:

¨ AGP 1.0/2.0 compliant

Memory:

¨ 32MB

Horizontal Sync Signals:

¨ 31.5KHz-108.5KHz

Vertical Refresh:

¨ 60Hz-200Hz

Maximum Dot (Pixel) Rate:

¨ 300MHz RAMDAC

Complete 3D Feature Set:

¨ Anisotropic Filtering
¨ Anti-Aliasing
¨ Alpha-Blending
¨ Bi- and Tri-linear filtering
¨ Bump Mapping
¨ Environment mapping
¨ Fogging
¨ Gouraud Shading
¨ Hardware Triangle Setup
¨ Mip Mapping
¨ Perspective Correction
¨ Specular highlights
¨ Subpixel precision
¨ Texture Mapping
¨ Transparency (color key and alpha),
¨ Twin Texture Engine, Z-Buffering.

Video Playback:

¨ MPEG-1, MPEG-2, Indeo and Cinepak
¨ Multi-tap X and Y scaling and filtering
¨ Color space conversion

Connectors:

¨ DB-15 analog connector (VESA DDC2B)
¨ Video port connector

Power Requirements:

¨ 14.26 W at +3.3 VDC Minimum AGP

System Configuration:

¨ Intel PentiumŽ II 233MHz or compatible CPU
¨ Windows 98/95 with OSR 2.1
¨ Windows NT 4.0 with Service Pack 4
¨ AGP 1.0/2.0 compliant motherboard
¨ CD-ROM Drive

 

Crusher
crusher@nutecnet.com.br

 

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