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FAQ Sobre Placas com Chipset Voodoo\Voodoo2 by Crusher

P: Wow! Chegou minha ultra super placa 3d aqui em casa, e agora é só instalar?
R: Basicamente sim. Se você seguir todas as recomendações do manual, ou se você já tiver um bom conhecimento de hardware e software em geral, você botará sua placa para funcionar sem muito trabalho.

P: Beleza! Então vou jogar aquela *¨%@&%&@¨ da minha Trident 512k no lixo e instalar a Voodoo!
R: NÃOOOOO. De jeito nenhum! Vou explicar uma coisa. As placas baseadas em Voodoo e Voodoo 2 precisam da sua placa gráfica antiga para funcionar. Essas placas só entram em ação, quando um programa a requisita (Quake, Blood2, Sin, Prey, Unreal, Quake2, Hexen2, Autocad). Fora isso, ela é totalmente inútil! Não vá rodando seu Wolf 3d nem seu Photoshop pensando que ela vai funcionar, negativo! Os programas que a usam geralmente tem um executável com uma sigla GL na frente. Jogos com suporte a Direct 3D e Glide também a usam. A sua placa 3d é ligada a sua placa gráfica antiga através de um cabo chamado "pass-through" que será ligado na saída da sua placa gráfica , e a outra ponta ligada numa das duas saídas da placa 3d.

P: Bah! Mas ligar por fora! Fica muito feio! Vou ligar por dentro, veio um cabinho aqui parecido com de HD que é muito mais High Tech!
R: Ligar você pode até ligar, só que não vai funcionar, espertinho :P. Tipo, esse cabinho que acompanha as placas Voodoo 2, serve para ligar duas placas Voodoo 2 entre si, garantindo o dobro da performance, melhor qualidade de imagem e maior resolução. Esse tipo de ligação é chamada Scanline Interleaved.

P: Hum! Pô! Mas assim, para eu conseguir mais QPS vou comprar uma Viper v550 16mb pra ficar "cuspindo QPS pra todo lado"
R: Seguinte, você pode até comprar, o seu Windows ficara mais rápido, os programas que não utilizarem da placa 3d idem. Mas os jogos feitos para OpenGL, Glide e Direct3d, não ganharão EM NADA na performance. Isso se deve ao fato de que a sua placa 2d é desligada quando a sua 3d entra em ação, e vice versa.

P: Pô Crusher, esto meio sem grana pra comprar uma placa baseada em Voodoo. Vou comprar uma Trident lá que é 3d e sai por 80 pilas!
R: Não faça isso. Você será mais um que cairá no conto das placas "3d" de baixo custo. Primeiramente o chipset Trident por melhor que seja não tem "horsepower" pra rodar qualquer aplicativo baseado em uma das tecnologias que citei acima. Em segundo plano, se você conseguir rodar o GlQuake propriamente dito, terá que se contentar com uns 5, 8 quadros por segundo. Lembre-se: pensou em OpenGL, Direct3d, Glide, pensou em Voodoo e derivados. Outra boa alternativa é um novo chip da Riva, chamado TNT. Consegue boas performances, e daqui a um tempo, farei um review para vocês.

P: Comprei um K6 e na hora de rodar o GlQuake ficou horrível! Totalmente travadão! Já meu amigo, com um Pentium 90, não teve o mesmo problema! Que que eu fiz de errado?
R: Seguinte. Os processadores da AMD e da Cirix não são recomendados para se rodar aplicaçõees baseadas nas tecnologias acima. O porque disso, é que a Voodoo usa muito o chamado "FPU", Floating Point Unit, ou Unidade de Ponto flutuante. No bom português, é onde são feitos os cálculos matemáticos que incluem números reais, com casas decimais, no processador. Os processadores Intel são os únicos recomendados porque tem uma FPU "poderosa", ao contrário dos concorrentes.

P: Crusher, eu estava jogando na net, de repente deu um "lag" no meu HD, e isso tem se repetido frequentemente! Por favor, me ajude!
R: Esse "lag" no HD, é chamado de "Hard Disk Caching". Provavelmente você tem pouca memória RAM, portanto o seu computador tem de "simular" memória RAM em seu HD para os programas poderem rodar. Por isso seu HD fica travando. Outra hipótese é que você tem um antivírus da Mcfee instalado, ou o Microsoft Office. Caso positivo, retire o Monitor do Antivírus da ativa, e no segundo caso, apague o "procura acelerada" ou "fast find". Caso você não tenha nenhum desses aplicativos instalados, siga os seguintes passos (não pule nenhuma etapa, para não prejudicar o funcionamento de seu computador)

1 - Se você tiver mais de 20mb de RAM, vá em Painel de Controle/Sistema/Desempenho/Sis. de Arquivos e troque para "Servidor de Rede". Com isso, o cache de leitura e gravação do HD será maior, garantindo melhor performance.
2 - Vá em Painel de Controle/Sistema/Memória Virtual e selecione "desabilitar a mem. virtual"
3 - De ok, reinicie o computador. Após reiniciado, passe um Scandisk padrão, e em seguida uma desfragmentação completa em seu HD(se você possui algum pacote como o Norton, utilize ele. Os que acompanham o Windows são básico demais e muito periogosos...).
4 - Após isso, volte em Painel de Controle/Sistema/Memória Virtual, e escolha "Especificar
as configuracoes de memoria virtual". Bote sempre um valor que somado a sua memória total resulte em 140mb (ex: você tem 40mb de RAM, ponha 100mb). não se esqueca de botar o valor de mínimo e máximo iguais, para evitar que o Windows fique redimensionando o arquivo de troca. Após isso, reinicie o computador e pronto, a ocorrência de travadas será diminuída a 0.

(Nota do Shad: Pacotes realmente seguros como o Norton Utilities e o Nuts&Bolts são capazes de corrigir erros de forma mais rápida e segura que os programas medíocres que acompanham o Windows. E nas últimas versões deles são capazes de desfragmentar o arquivo de troca do Windows, tornando desnecessários os passos 1, 2 e 3 citados acima.)

P: Pô, hoje eu fui jogar Quake 2, aí apareceu uma mensagem escrita: "Not Enough memory free, check disk space". O que terá acontecido?
R: Existem duas explicações. A primeira, e mais simples, é que seu HD está com pouco espaço livre. Apague alguns programas. A segunda é que você especificou sua própria configuração de memória virtual, e mesmo assim falta memória para o Quake 2 rodar. Siga os passos que disse acima e aumente o valor da memória virtual.

P: Estou arrependido de ter comprado uma placa 3d. Tento jogar Quake, e quando, chegam três caras, na minha frente trava tudo e eu só morro. O que eu faço pra resolver isso?
R: Provavelmente você tem uma placa Voodoo com 4mb de RAM. Existem várias maneiras de resolver isso. A mais simples é digitar gl_playermip 2, gl_flashblend 1, e gl_polyblend 0. Isso deverá resolver. Mas se você é um daqueles caras exigentes que jogam num servidor com 18 caras ao mesmo tempo com foguetes e granadas voando pra todo lado, aconselho que você use resolucao 512x384 com gl_playermip 4, gl_flashblend 1 e gl_polyblend 0. Com isso, você não notará nenhuma travada.

P: Qual a configuração mínima para se rodar o Glquake?
R: Depende muito da configuração do micro e de quem o está operando. Se você sabe configurar bem esse micro, não instala supérfluos como o Active Desktop(que vem com o IE4 ou Windows 98), ovelhinha andando pela tela, milhões de programas abertos na barra de tarefas e etc, até com um Pentium 75 dá pra se rodar glquake sem reclamar muito. Agora se você é daqueles que gosta de um monte de frescura, o míinimo é um P200 com 64mb de RAM. Um bom medidor se seu micro aguenta o glquake é executar timedemo demo1 no console do quake, com os mapas recompilados para placas 3D e em viewsize 100(tela máxima). Se der mais de 30QPS está jogável, se der menos, configure o seu micro direito, leia todos os meus tutoriais, faça overclock no micro e na placa e etc. (com os mapas não recompilados se consegue uma performance bem maior, portanto se seu micro nega fogo, não use água transparente).